Quando se anuncia: ESTOU GRÁVIDA! Nossa...é uma felicidade só. Todo mundo se alegra. Logo você recebe presentinhos, mimos, carinhos, palavras de afeto e força. Recebe também muitos, muitos conselhos. Nessa hora todo mundo é médico, todo mundo tem algo a falar.
Alguns falam das dificuldades de se educar filhos; outros falam que uma família só é completa quando se tem filhos, e não importam se vieram do seu próprio ventre ou de uma instituição de adoção, filhos são filhos e pronto; uns falam da maravilha que é receber um abraço do filho, vê-los tentando dar os primeiros passos, falar as primeiras palavras; começam a aconselhar sobre o que a grávida deve usar e vestir, o que o papai deve fazer, o que fazer quando a criança chorar e por ai vai. Bem, como estou buchudinha, também não posso deixar de dar umas dicas, mas é assim, o que funcionou comigo, de repente pode não funcionar com você, ou pode funcionar durante algum tempo e depois é preciso mudar de estratégia(isso aconteceu muito comigo!). Vou compartilhar algumas estratégias que funcionaram comigo durante esses 3 meses.
DOCE OU SALGADO, OU AZEDO, OU AMARGO...
O gosto ruim que aparece na boca e a salivação excessiva incomoda bastante, amenizam quando se está comendo porque ai você passa a sentir o gosto da comida. O problema é que existem alimentos que aumentam o gosto ruim e a salivação. Observando o meu paladar e a minha alimentação, vi que me sentia mais confortável com gelados, salgados e azedos. Limão gelado, gelo, picolé de frutas cítricas, abacaxi e melancia bem gelados, tomate gelado com um pouquinho de sal(minha pressão é super baixa mas é preciso ter muito cuidado com a quantidade de sal), cajá, goiaba verde(neste caso eu não podia exagerar pois a goiaba pode agravar a situação de quem sofre de prisão de ventre), cajarana, ovomaltine bem geladinho do Bob’ s (CUIDADO! Isso é um perigo!) uau...caiam como luva. Mas diz ai, que com o tempo abusei o limão e tive que buscar outras alternativas. Uma delas foi a pasta de dente e enxaguatório bucal que deixa a boca bem geladinha.kkkkkkk
ARROZ, FEIJÃO, MACARRÃO, BIFE...
Quando estava com dois meses investi no macarrão pois era pratico de fazer e com uma porção bem pequena eu já ficava satisfeita. Quando ia sentar para almoçar ou jantar nunca escolhia macarrão e arroz, pois os dois são carboidratos, então escolhia só um. Já a carne, passei os meus 3 meses evitando carne pois percebi que ao come-la logo eu vomitava. A carne é de difícil digestão e não ajuda muito quem tem prisão de ventre, porém ela é essencial então, comia pequenos pedaços e demorava bastante tempo na mastigação. O feijão me fazia vomitar rapidinho, então aproveitava mais o caldo, quando não era só alguns carocinhos.
ÁCIDO FÓLICO E FERRO
O ácido fólico comecei a tomar quando o médico disse que estava na hora de tentar engravidar. O ácido ajuda na formação do bebe, é muito importante principalmente para quem tem casos na família de má formação ou se a grávida tomou muito anticoncepcional devido a problemas hormonais ou até mesmo evitar gravidez indesejada. Em relação ao ferro, quando fiz exames de sangue foi detectado anemia, então comecei a tomar ferro, só que ele me deixava mais enjoada, então recorri aos alimentos com ferro.
12 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário