28 de setembro de 2010

DEPENDENDO DE DEUS

Bom, muito o que compartilhar, vou tentar! Como estamos passando por mudanças, adaptações, novos projetos, quero dizer que estamos totalmente na dependência de Deus, e confesso,que se não fosse Ele..aiaiai...o que seria de nós!

 Os pés começaram a inchar quando exagero no trabalho, no caminhar, quando pego peso. É engraçado vê-los inchadinhos,hihihihihi...
 Estou na correria para organizar enxoval e algumas coisinhas mais em relação a Yanne
 Como estamos de casa nova, aiaiai...ainda temos muito o que ajeitar. Ah, um outro desafio é a adaptação ao novo ritmo, novo local, novos fornecedores e por ai vai. Mas está tudo indo muito bem. O Senhor tem nos dado discernimento. Aleluia
 Estou com novos projetos em relação as lojas. A loja de Cascavel está muito bem. Glória a Deus
 Minha loja de Fortaleza foi assaltada, um grande prejuízo mas o Senhor nos guardou e livrou de coisas piores
 Estou ministrando um seminário sobre Louvor e Adoração na Betesda da Parangaba. Estou muito feliz pois estou sendo ricamente abençoada e edificada
...queria compartilhar mas,mas estou com a cabeça a mil e não consigo me concentrar para escrever. Sorry...


Graça e paz

22 de setembro de 2010

EU SENTI!- Diário de uma Grávida

Estou no 4 mês, e nem se compara com os três primeiros meses. Estou mais disposta, apesar das dores de cabeça, dormência nos braços e quando ando muito, os pés incham. Mas estou super bem. O médico disse que estou ótima mas preciso cuidar da balança pois engordei quase 3 kl...hihihi...isso na balança do médico, que eu acho que ele regulou para uns kilos a mais...kkkk....e é porque tenho feito caminhada e massagens. Vou me atentar para isso.


Estou curtindo muito essa fase. Estou lendo mais, preparando as coisinhas do enxoval e por ai vai. Estou feliz com essa fase, só gostaria de não sentir tanta dormência no braço. O médico diz que é normal, mas piorou devido aos esforços que tenho feito por conta do trabalho. Então, tento não pegar coisas pesadas e a noite meu esposo faz umas massagens nos braços, o que alivia a dor. E é nesse período, a noite, que fico bem quietinha e...e... surpresa! Sinto a moçinha se mexer dentro da barriguinha. Confesso que no inicio pensei que fosse gases, kkkk...mas não, é a Yanne mexendo. Quando percebo que é ela, chamo o Lânio, ele ás vezes não sente, mas coloca o ouvido na barriga para escutar, é ai que ele fica mais bobo...ô pai coruja! Quando ele conversa com ela, ela fica quietinha, se ele pára, ela se mexe. Pense em uma menina educada.

Essa semana mesmo fui ao shopping e senti ela empurrando meu umbigo, pedi a ela que parasse pois doía muito, e adivinha, ela parou. É uma menininha obediente para a glória de Deus. Estou muito feliz por esse momento. Eu e o meu esposo estamos curtindo muito. Graças a Deus. Ela esta se desenvolvendo muito bem. Só posso dar graças ao meu Deus meu Pai

25 de agosto de 2010

A CERTEZA- dedico esse post ao meu amigo e á você que passa por um momento dificil

Apesar do dinamismo de nossas vidas, das mudanças repentinas e muitas incertezas, podemos caminhar com algumas certezas. Certezas que muitas vezes nos trazem a tranqüilidade ou a tormenta, dá-nos alegrias ou tristezas, e em alguns momentos, sentimos uma forte mistura de emoções e sentimentos.ra de emoçoes ade. um amigo que tanto amo e tenho profundo bem querer, esta passando pela certeza


A certeza do nascimento e da morte; da dor física ou emocional, em alguma parte da nossa caminhada terrena; da saúde e da enfermidade; do ganhar e perder; do dormir e acordar, seja abrir os olhos na terra ou no céu; a certeza da necessidade de uma presença ou do isolamento; de que temos muito a aprender. No meio de tantas incertezas, as certezas nos aparecem. E hoje, as certezas do choro e da dor emocional me apareceram, um amigo que tanto amo e tenho profundo bem querer, esta passando pela certeza da dor física e emocional, e da saúde muito abalada pela enfermidade. Após conversar com ele e saber o que estava acontecendo, chorei muito aos pés do Senhor e clamei por Sua paz e misericórdia sobre a vida dele, de sua família e tantas outras pessoas que estão passando por essas certezas.

Acho que assim como eu, os olhos dele não conseguem ver como os de Deus. Nesses momentos não conseguimos ver o que Deus tem para nós, e o fato de não vermos, traz-nos, com certeza, a insegurança. Lembra de Tomé, que precisou ver para crer que o Senhor havia ressuscitado? Ás vezes as enfermidades não nos mostra nadinha da presença de Deus. Concentramos-nos nas dores, nos por ques...queremos entender: POR QUE COMIGO?! Sei bem que não é um momento fácil pois minha familia já passou por isso. Não é fácil! Dói, machuca...mas em meio essas lutas e dores tem uma certeza que nos faz descansar, a certeza de que Deus esta conosco. Sim, Ele está. É Ele que mesmo com dificuldades, faz-nos respirar, mesmo que seja com o balão de oxigênio; é Ele, é Ele que nos carrega quando não temos mais forças para caminhar. Ô querido, querida, é o Senhor. É por Ele e para Ele que estamos aqui. Nele podemos confiar pois sabemos que os Seus pensamentos são maiores que os nossos, que tudo está em Suas mãos, que tudo é por Sua permissão, que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam.

Eu poderia aqui te dar vários motivos para crer que Deus é o Senhor, que Ele é fiel. A Sua palavra diz que Ele não dorme, que em todo o tempo trabalha em nosso favor. Isso é certo. Essa é a nossa certeza. Que o meu amigo, eu e você, possamos nos entregar a essa certeza: o Senhor é por nós.

Ao meu amigo,
amado, querido amigão, o Senhor é contigo. Fica firme!

18 de agosto de 2010

NÃO PODEMOS ESQUECER DO PRINCIPAL- Diário de uma Grávida

Na semana passada fui fazer umas compras, para o enxoval da Yanne, com a minha mãe, afinal, preciso me organizar com antecedência para não ficar preocupada ou esquecer de algumas coisinhas e aproveitar que estou com muito pique.

Nas lojas, tanta coisa fofa, diferente, criativa e ter a minha mãe ali comigo, me instruindo, me empolgando, ah, que glória. Para onde eu olhava, rapidamente chegava a minha boca um: - Ai que lindo! Tudo feito com tanto capricho, verdadeiras obras de arte. De fato tinha uns produtos grosseiros ou adulto demais para uma criança. Eu sempre dizia que quando tivesse uma filha, gostaria de vesti-la como criança mesmo e não com roupas que dizem que são para crianças mas na verdade são para mini adultas, e muitas vezes abusam no cumprimento, na transparência, no decote. Não só as crianças, mas nós adultos devemos ter o bom senso e viver as fases de nossas vidas, e bem vividas por favor! Em uma das lojas, tivemos a benção de sermos atendidas por uma mãe de 3 filhas. Ela estava tão empolgada com a minha gravidez que em todo o tempo me aconselhava. Estava curtindo muito aquele momento. Minha mãe não me deixava esmorecer e respeitava meu ritmo, pois não podia deixar de cumprir com os horários da alimentação e repousar os pés.
Após finalizarmos as compras daquele dia, fomos para casa. Agradeci muito a mamãe por aquele momento, realmente é um privilégio tê-la comigo nesse momento. Ela não é só minha mãe, mas uma amiga e tanto. Em uma de nossas conversas, falei para ela que se eu chegar a ser 1% da mãe que ela é para mim, uau! Já estaria feliz demais. Bom, na volta para casa, agradeci ao Senhor por tudo. Eu estava, e estou sendo tão privilegiada, que não tenho palavras para agradecer ao Senhor e dizer o quanto amo Sua presença em minha vida. Mas enquanto orava, o Espírito Santo me falou profundamente: Não esqueça do principal. Jesus é o principal- Comecei a refletir; tenho uma vida confortável, a Yanne vai poder usufruir de um quarto bonito, de roupinhas cheirosas, tenho um marido que a cada dia que passa fico mais apaixonada por ele, enfim, tantas bênçãos; naquele momento comecei a consagrar, ainda mais, as nossas vidas e principalmente a Yanne, à Ele.
Durante a consagração, lembrei do que o Senhor fez, Ele deu Seu único filho para que nós, crentes em Suas palavras, tenhamos a vida eterna. Que mãe ou pai, seria capaz de fazer isso! E tem mais, Jesus não teve uma vida luxuosa ou riquezas mas era reconhecido por muitas pessoas como o Messias, como o filho de Deus. Sua glória era indiscutível. Então, fiz uma oração com tanto amor e tanta fé, que ao final, louvei ao Senhor por aquela oração. Orei ao meu Deus reforçando que a Yanne era dEle e mesmo com todo amor de mãe e de pai, que eu e meu esposo temos, esse sentimento não era maior do que o Seu e que Ele ficasse à vontade para cumprir os Seus sonhos na vida dela. Se fosse para leva-la para longe, podia levar, se era para ela nascer com o olhinho de um jeito ou sei lá o que, Ele podia fazer pois eu sei que os pensamentos dEle são maiores do que os nossos. E mesmo com tantos “frufrus”, roupinhas combinando, mamadeiras e chupetas vindas de Portugal e uma porção de cuidados a mais, aquilo era muito, muito pequeno, quase ou totalmente imperceptível a Sua glória em nossas vidas. A Sua presença era e é a nossa maior alegria. De nada nos adianta ter conforto, riquezas, se não tivermos o Senhor no centro de tudo. Como sempre,lembrei –me de uma canção e gostaria de registrar aqui.
CORAÇÃO IGUAL AO TEU- Dt

Riquezas, prazeres, conforto
Nada disso pode ocupar o meu coração
Louvores, elogios e fama
Nada disso pode ocupar meu coração

Dá-me Senhor um coração quebrantado e contrito pra Te agradar
E entregar toda glória somente a Ti
Dá-me Senhor um coração que é todo Teu

A ESPERA- Diário de uma Grávida

Voltando a mais ou menos 8 meses atrás, lembro do meu comportamento quando tive a noticia de mais um cisto no ovário, que a minha taxa de fertilidade era muito, muito baixa e que estava na hora de tentar engravidar. Simplesmente arrasada. Fui ao MC Donald´s pedi o famoso MCnifico, sentei na mesa e fiquei a pensar. Conversei com Deus: -Senhor, mais um cisto! Mais um tratamento! E os planejamentos...

Depois de muito pensar, posicionei-me cheia de fé. Cri que tudo o que estava acontecendo, o que já aconteceu comigo e o que iria acontecer era somente para testificar a existência do Deus todo poderoso e misericordioso. Levantei-me na certeza das coisas que não vemos, fé. Entrei no carro, coloquei alguns louvores, chorei um pouco e a paz continuou a invadir o meu coração. Nos dias seguintes, as pessoas me perguntavam como eu estava e então, acabava comentando sobre esse resultado, mas em seguida, cheia de ousadia, declarava que tudo na minha vida, era e é para honra do Senhor, para que todos saibam que Deus é Deus, Ele existe e é por nós. Decidi então não viver na tristeza, nas dúvidas, mas sim aproveitar esse momento de espera para aprender mais de Deus, aprender sobre maternidade, família, enfim. E olha como Deus foi, e é, bom, tudo cooperava para o meu bem, quer dizer o nosso bem, eu e do meu esposo. Começamos a participar do projeto SOS GRÁVIDOS lá da nossa igreja. A igreja também iniciou uma série chamada FAMILIA. Comecei a ler livros, a ir montando todo um planejamento familiar, pesquisei sobre nomes, educação de filhos, decorações e por ai vai. Um belo dia caiu a ficha de que eu poderia não engravidar, e por incrível que pareça, não tremi nas bases, pois eu ainda poderia ser mãe. Existem milhares de crianças ansiando por uma mãe, e eu poderia ser. Então, comecei a fortalecer em mim o desejo de ser mãe, e não necessariamente engravidar. Pois o que eu queria mesmo era a oportunidade de educar um serzinho através do Espírito Santo de Deus, leva-lo para casa, amá-lo, proporciona-lo um lar e chama-lo de meu filho. Em relação ao meu esposo, eu sentia essa mesma tranqüilidade pois ele é um homem de fé, totalmente dependente do Senhor e tinha, ou melhor tem, a convicção de que tudo esta no controle do Senhor.
Lembro que no SOS GRÁVIDOS, eu e meu esposo éramos o único casal que não estava grávido, e teve um momento que senti profunda tristeza por isso mas logo o Espírito do Senhor veio sobre mim e me encorajou a orar por mim e por outras mulheres que desejavam ser mães, e o melhor, orar para ser mãe, independente do meio(método natural, tratamento, adoção...).
Sempre fui uma pessoa de planejamento, que luta pelo que quer, ansiosa, e depois que comecei a me relacionar, buscando cada vez mais intimidade, com o Senhor, descobri que precisamos confiar nEle, entregarmos nossos sonhos somente a Ele e assim esperar o Seu tempo e não o nosso. Confesso que esse tempo de espera, dói muitas vezes, machuca... lembro de Pedro que ousou andar sobre as águas para ir de encontro com o Senhor. Ele teve fé, coragem, mas com as circunstâncias ele deixou-se abater e começou a afundar. O Senhor não deixou Pedro perecer, a seu encontro e fez o sobrenatural. E é assim que eu me sentia em alguns momentos; mas na espera de ser mãe, eu estava em paz com o momento, com a minha vida. Eu sabia, e sei, quem é o meu Deus, e que posso confiar no Seu amor e aprender a amá-lo mais e mais, não pelo que Ele pode me oferecer mas pelo que Ele é.
Então, quando menos esperei, veio a confirmação da gravidez, glória a Deus. Eu já mantinha um blog e depois do resultado, decidi direcionar alguns momentos para compartilhar sobre a gravidez. E fiquei muito feliz ao receber o testemunho de uma irmã em Cristo que esta na espera, também pela gravidez, o quadro dela também é um pouquinho complicado, mas para Deus, nada é impossível. E é muito bom saber que ela tem essa certeza. Escrevi esse post porque quero reafirmar aqui, para os que esperam no Senhor, que vale a pena, vale a pena confiar seus sonhos a Deus. Ele é bom, misericordioso. Seus planos são de paz e não de mal. E lembra-los: mesmo que as coisas não sejam exatamente como queremos, os planos de Deus são maiores que os nossos e todas as coisas cooperam para o nosso bem.

A YANNE JÁ ESTA QUASE TODA FORMADINHA

Da 13º semana a 16º o bebê já esta praticamente formadinho. Ele já começa a respirar e a beber o liquido amniótico que será excretado pela urina; a cabecinha já está ereta e os músculos faciais estão em desenvolvimento permitindo que ele faça algumas caretas, abra a boca. Os ossos e a medula também começam a se desenvolver, o que permite o corpinho ficar mais flexível.
Algumas mamães já sentem a criança se mexer, eu ainda não sinto, só sinto umas cólicas que no inicio da gestação eram mais fortes, agora estão leves. Como estou entrando no 4º mês, o médico me liberou fazer caminhada, alguns exercícios leves. Fazer hidroginástica é complicado por conta da higiene da piscina, pois o corpo da mulher fica mais sensível e vulnerável a doenças, então optei pela caminhada e massagens, só que ainda não consegui um bom tempo para fazer. O médico também passou exercícios para as mamas, como passar a bucha na aureola e no bico, e ir moldando o bico. É legal aproveitar o momento do banho para fazer os exercícios.
Em relação ao meu corpo a barriga esta aparecendo um pouco mais, mas ainda tem momentos em que ela parece vazia, vazia. Sinto-me mais disposta. Li alguns artigos que falam que no 2º trimestre a mãezinha engorda uns 5 a 7 kilos; agora preciso me cuidar um pouco mais pois engordei 1 kilo e 300 gramas...uiuiuiuiiuu...preciso me manter de acordo com o relógio pois se comer a cada 2 horas e meia ou 3 horas, não sentirei tanta fome, e sabendo escolher os alimentos, ai esta beleza. A questão é: vou de fato escolher os melhores alimentos...hihihih...

E O POVO FALA- parte 2- Diário de uma grávida

MUITO ENJOADA
Bom, para não colocar a comida toda para fora e não sentir tanto desconforto, ao invés de comer uma fruta toda eu comia em pequenas quantidades, demorava na mastigação. Bem, fiz uma coisa que alguns médicos não aconselham muito, mas comigo ajudou muito, todo dia eu tomava 2 dedinhos de vinho. A salivação começou a diminuir quando comecei a tomar.

PÃO
Amava pão integral, mas percebi que era só comer que logo chamava o “ugo”, então voltei a comer o pão normal. De preferência o carioquinha pois eu tirava o miolo, pelo menos não doía tanto na consciência.

DORMIR, DORMIR...
O quanto pude dormir eu dormia. Pense num sono bom. Tudo bem que até dormindo me sentia mal estar e me levantava automaticamente e chamava o “ugo”(pense num companheiro!), mas nesses momentos meu corpo conseguia descansar e não ficava tão cansada, pois a gravidez exige muito da mãe, e se o pai for presente, exige muito do papai também.
Não sou acostumada a dormir de lado, principalmente deitar para o lado esquerdo, mas já estou treinando pois dizem que quando chega nos 3 meses finais uma das melhores posições é a de lado. E meu médico disse que como eu tenho pressão baixa, ainda é melhor deitar do lado esquerdo por causa do bombeamento do sangue.

POSIÇÕES
Esse é o momento de começar a andar, sentar e deitar corretamente, pois mais tarde quando a barriga estiver maior, você, e eu, teremos mais facilidade em caminhar. Sim, porque parece que perdemos noção de lateralidade, de degraus e por ai vai. Então, nada de exageros. Sentar no bumbum e não nas costas; deitar reta e não encolhida; andar com a coluna ereta.
Sem contar que nos três primeiros meses devemos ter alguns cuidados extras por conta de toda a formação interna(placenta, liquido aminiótico...), então nada de ficar cócoras, ou se abaixar levando o corpo para cima da barriga, ou levantar da cama de barriga para frente(tem que levantar de lado), evitar ações que façam com que a barriga se contraia.

COISAS DE GRÁVIDA
Comece a usar o sutiã próprio para amamentação pois tem sustentação, você já começa a se acostumar e seu médico em breve solicitará alguns exercícios. Se você não dorme de lado , preferencialmente para o lado esquerdo, com um travesseiro entre as pernas, vai logo se acostumando pois com o tempo essa é uma das posições mais confortáveis. Ah, pernas para cima também relaxam bastante.
Se o médico liberar, não se prive dos alimentos que você gosta, só coma com moderação. Se possível faça um diário de sua alimentação. Eu por exemplo como pizza, sanduíche do MC Donald’ s(que eu amo!), sorvete, só que tudo com disciplina. Mastigando devagarrrrrrrrrrrrrrrrrr....rrrrrrr......rrrrrrr.rrrr...regrando o horário(isso aqui confesso que é de vez em quando, pois eu esqueço, só lembro quando já estou passando mal!!!)
Eu já tinha esse costume mas parece que intensificou, o ABRAÇO! Abrace, abrace,abrace...é super confortante.
Kkkkkkkkkkkk...essa parte é muito legal. Uma das vantagens de estar grávida é porque você tem preferência...kkkkk....ainda não estou com barriga grande, mas quando estou no supermercado ou no shopping e as filas estão enormessssssss...kkkk...estufo a barriga, fico alisando e pronto...tenho prioridade!!!kkkkk.ah, e para o meu marido então!!! Se ele vai à algum lugar e o atendimento demora, ele pede agilidade porque tem uma grávida enjoando dentro do carro...pode uma coisa dessa! Kkkk...

12 de agosto de 2010

E O POVO FALA- parte 1- Diário de uma grávida

Quando se anuncia: ESTOU GRÁVIDA! Nossa...é uma felicidade só. Todo mundo se alegra. Logo você recebe presentinhos, mimos, carinhos, palavras de afeto e força. Recebe também muitos, muitos conselhos. Nessa hora todo mundo é médico, todo mundo tem algo a falar.
Alguns falam das dificuldades de se educar filhos; outros falam que uma família só é completa quando se tem filhos, e não importam se vieram do seu próprio ventre ou de uma instituição de adoção, filhos são filhos e pronto; uns falam da maravilha que é receber um abraço do filho, vê-los tentando dar os primeiros passos, falar as primeiras palavras; começam a aconselhar sobre o que a grávida deve usar e vestir, o que o papai deve fazer, o que fazer quando a criança chorar e por ai vai. Bem, como estou buchudinha, também não posso deixar de dar umas dicas, mas é assim, o que funcionou comigo, de repente pode não funcionar com você, ou pode funcionar durante algum tempo e depois é preciso mudar de estratégia(isso aconteceu muito comigo!). Vou compartilhar algumas estratégias que funcionaram comigo durante esses 3 meses.

DOCE OU SALGADO, OU AZEDO, OU AMARGO...
O gosto ruim que aparece na boca e a salivação excessiva incomoda bastante, amenizam quando se está comendo porque ai você passa a sentir o gosto da comida. O problema é que existem alimentos que aumentam o gosto ruim e a salivação. Observando o meu paladar e a minha alimentação, vi que me sentia mais confortável com gelados, salgados e azedos. Limão gelado, gelo, picolé de frutas cítricas, abacaxi e melancia bem gelados, tomate gelado com um pouquinho de sal(minha pressão é super baixa mas é preciso ter muito cuidado com a quantidade de sal), cajá, goiaba verde(neste caso eu não podia exagerar pois a goiaba pode agravar a situação de quem sofre de prisão de ventre), cajarana, ovomaltine bem geladinho do Bob’ s (CUIDADO! Isso é um perigo!) uau...caiam como luva. Mas diz ai, que com o tempo abusei o limão e tive que buscar outras alternativas. Uma delas foi a pasta de dente e enxaguatório bucal que deixa a boca bem geladinha.kkkkkkk

ARROZ, FEIJÃO, MACARRÃO, BIFE...
Quando estava com dois meses investi no macarrão pois era pratico de fazer e com uma porção bem pequena eu já ficava satisfeita. Quando ia sentar para almoçar ou jantar nunca escolhia macarrão e arroz, pois os dois são carboidratos, então escolhia só um. Já a carne, passei os meus 3 meses evitando carne pois percebi que ao come-la logo eu vomitava. A carne é de difícil digestão e não ajuda muito quem tem prisão de ventre, porém ela é essencial então, comia pequenos pedaços e demorava bastante tempo na mastigação. O feijão me fazia vomitar rapidinho, então aproveitava mais o caldo, quando não era só alguns carocinhos.

ÁCIDO FÓLICO E FERRO
O ácido fólico comecei a tomar quando o médico disse que estava na hora de tentar engravidar. O ácido ajuda na formação do bebe, é muito importante principalmente para quem tem casos na família de má formação ou se a grávida tomou muito anticoncepcional devido a problemas hormonais ou até mesmo evitar gravidez indesejada. Em relação ao ferro, quando fiz exames de sangue foi detectado anemia, então comecei a tomar ferro, só que ele me deixava mais enjoada, então recorri aos alimentos com ferro.

3 de agosto de 2010

3 meses- SER MÃE É "PADECER NO PARAÍSO" parte 2

A minha hora chegou. A balança!!! Ecaaaa....lá vai eu. Tinha perdido 3 kilos. Algumas mamães preferem se pesar sem roupa pois a roupa interfere um pouco no peso. O médico animado e sorridente, começa a me examinar. O papai coruja já se posiciona perto do monitor, e de repente lá esta, o sobrenatural de Deus, o propósito divino: nosso baby. O médico entusiasmado começa a fazer as medições, a pesar o baby. Quando rapidamente o baby muda de posição, ajudando o médico a fazer sua medição correta. Olho para o meu maridão e os olhos dele estão cheios de lágrimas e eu só consigo perguntar ao médico se esta tudo bem e dar glória a Deus. Grande, saudável, aumentou de peso, tem uma pernona(kkkk...) o médico se espantou: que perninha longa! E ai, vem a pergunta: dá para ver se é menina ou menino, nas outras ultras indicava uma menina, mas precisamos ter a certeza. O médico tenta, tenta, e somos surpreendidos com as poses, mão no queixo, depois mãozinhas na cabeça, e ai balança a mãozinha como se estivesse acenando; de repente dobra a perninha(fazendo charme!) e começa a literalmente pular na minha barriga. O médico mexe na minha barriga para encontrar a pose certa, e mais uma vez tentando ajudar o médico, lá esta o baby bem sentadinho, posição perfeita para nos dar a resposta, então...o meu coração começa a acelerar...PARABÉNS É UMA MENINA, o médico diz com alegria. Todos na sala são contagiados. Uma menina saudável. Chega o momento de ouvir o coração, as batidas são rápidas, então eu e meu marido ficamos bobos segurando as lágrimas, eu só consigo dar glória a Deus; meu irmão Junior diz que as batidas do coração dela parecem de uma escola de samba kkkkkk.. Que naravilhoso!

Bem, é assim. Passamos por altos e baixos. Nessa fase choramos por e com tudo. Queremos fazer mais mas o corpo pede descanso. Começamos a fazer os exercícios para estimular a mama. Passamos tempos no banheiro passando cremes e fazendo de tudo para não coçar a barriga. Tem momentos que a barriga some, de repente o barrigão aparece. Tomamos a consciência da existência de um bebê em nós, então começamos a cantar, a lhe contar histórias até em inglês e espanhol(kkk...é eu faço isso!). O papai lê a bíblia pertinho da barriga(isso ele fazia desde a descoberta); ele acaricia a barriga como se estivesse com o bebê nas mãos. A mamãe canta e conversa, parece conversar sozinha mas não, o bebê está lá, é, ele esta lá mesmo e sente o que você sente, percebe as emoções...
Em relação a maternidade, sinto que cheguei ao meu paraíso, não falo isso só por mim mas pelo meu esposo, em relação a paterninade, chegamos ao paraíso, é ela, nossa baby, nossa menina dos olhos, nosso presente de Deus, nossa YANNE(significado presente de Deus).


IMPORTANTE
Segue uma das canções que vivo cantando para ela, pois como muitos sabem só tenho parte de um ovário, uma trompa e a taxa de fertilidade muito, muito baixa e provavelmente só poderia engravidar com tratamento, mas o Senhor, mais uma vez nos surpreendeu, trouxe-nos a Yanne muito antes do esperado. Aleluia!

NA TERRA SECA- Diante do Trono
Na terra seca e estéril
A chuva do céu desceu
Cobrindo os vales, abrindo as fontes
Tirando o luto e trazendo cor
Vestes de louvor ao invés de espírito angustiado
Vestes de justiça ao invés da vergonha do pecado

Mudaste meu pranto em festa
Em lugar da tristeza me deste dupla alegria
Em vez de desonra a honra
E um novo nome de vencedor
De desprezado que eu era
Agora me chama: cidade não deserta
Ruínas restauradas, onde há dança e brados de louvor

3 meses- SER MÃE É "PADECER NO PARAÍSO". Parte 1

Os enjoos e a salivação diminuíram bastante, a sonolência nem tanto. Bem, agora estou na “onda” do gosto ruim na boca, pressão super baixa, muita, muita dor de cabeça e muita sensibilidade no busto, mas estou bem melhor, mais animada com a gravidez, tentando aproveitar. Ah, estou começando a beber mais água, só tem algumas marcas que evito tomar porque piora o mal estar.


Acho que a ficha de que serei ou melhor de que SOU mãe esta caindo. O fato de fazer as ultras confirma positivamente essa dádiva. Mas antes de contar como é ver que tem um serzinho dentro de mim quero contar a trajetória até esse momento, ou seja, o consultório. Olho-me no espelho, um pouco amarelada, confesso; e então começo a pensar: preciso comer coisas fortes para não ficar com anemia; e o baby(ah, não estou colocando ponto de interrogação porque o teclado aqui esta pifando!), será que engordei, estou no caminho certo...Para minha felicidade, conforto e segurança, tenho meu maridão do lado. Ele tenta me animar, sempre fala palavras que confortam, faz tudo o que pode para me ver feliz e me proporcionar uma gravidez tranqüila. De fato, ele fala por nós dois ou melhor três, pois eu não converso muito por conta da salivação e o gosto ruim na boca, é mais fácil conversar quando estou comendo porque ai a sensação é MARAVILHOSA(comida!). E não posso deixar de registrar a presença doce e amável dos nossos familiares, minha mãe coruja, sogra com os conselhos, sobrinhos na torcida, irmãos e cunhados nas orações, amigos nas palavras de conforto...uau! o que seria de mim sem eles!


Entramos no carro e começo a me maquiar. Um pouco de blush, um batom pois os lábios estão bem secos. A ida no carro é tranqüila. Cantamos um pouco, rimos mais um pouco e chegamos ao médico. Encontro-me com muitas gravidinhas lindas. Escuto os testemunhos e descubro que não sou a única a sofrer esses desconfortos. Elas me animam dizendo que vai passar, mas logo mudam de assunto pois o melhor mesmo além do baby, é o enxoval. Eu confesso que não estou muito empolgada com essa parte, mas logo elas me informam que preciso me organizar com antecedência pois tem muita coisa a fazer. De repente no ápice deste tópico, uma gravidinha fala que é preciso aproveitar os momentos bons pois quando se esta perto do nascimento outros desconfortos aparecem, como o inchaço, o peso, a falta de ar, a ansiedade aumenta e por ai vai. Observando todo esse falatório e a movimentação do consultório percebo o quanto a gravidez é algo sobrenatural. Não posso negar que é notável a tristeza de algumas mamães por não ter a presença do pai do bebê ao lado, ou por causa do surgimento das doenças gestacionais, ou sobrepeso e outras mais, mas tudo isso é muito, muito pequeno, diante da alegria, praticamente indizível e incomparável de ser mãe.

30 de junho de 2010

2 MESES....

Aff...mal consigo levantar da cama. Sinto frio, desanimo,fortes enjoos, gastura, ânsia de vômito(ah, vomito mesmo!), salivação excessiva na boca, tonturas...ainda, não sinto nada de bom.
Ouvia as pessoas falar que estar grávida é uma sensação maravilhosa, é estar na totalmente na graça. E eu entendi o que é estar em estado de graça, é porque, no meu caso, só abro os olhos pela graça de Deus...hihihihi...nossa...é muito mal estar. Ah, eu também ouvia as pessoas falarem que os primeiros meses são terríveis, mas eu não acreditava muito. Achava que o fato de ter um serzinho dentro de você, era o suficiente para se ter uma alegria praticamente sem explicação. Mas me enganei. Mal consigo falar. Só sei dormir, passar mal e em pensamento pedir a Deus para que eu durma o dia e a noite toda para que eu não sinta tanto mal estar.
Sentia uma enorme vontade de comer coisas azedas e tomar gelados. Cajarana,cajá,limão, gelo fizeram parte constante do meu novo cardápio. EUREKA! Pensei ter encontrado a solução para a minha situação que só me dava uma bela cara enjoada. Bem, para minha tristeza, foi puro engano. Não demorou muito para que o azedo, o gelo começassem a me dar um pouco de gastura. Água gelada então!!ai Jesus! Bebia e logo passava mal.
Nesses momentos todo mundo tem algo a dizer: come carambola. Toma chá disso ou daquilo. Coloca um pouco disso na boca...- e por estar tão desesperada por momentos de alivio, você faz tudo o que lhe dizem, alguns funcionam por alguns minutos apenas, outros te deixam bem pior.
Em meio a constantes idas ao banheiro, paradas repentinas de carro no meio da avenida para que o “UGO” vá logo embora,muitas coisas acontecem. A febre aparece, a pressão despenca. Todo mundo fica dando palpite em relação ao sexo da criança. Minha mãe mesmo logo tratou de pegar algumas informações minhas para que uma amiga dela faça o calculo para saber o sexo da criança.
Eu achava que ia ser uma grávida feliz da vida, rindo para todo mundo, pensando nos detalhes do quarto, do parto e por ai vai. Kkkk...só consigo pensar em não enjoar!
Ah, cheguei de Juazeiro e tive a grata surpresa de ver a casa toda arrumada pela minha mãe e minha sobrinha! Tudo lindo! e vários presentes para o baby, ameiii...glória a Deus pela mimha familia

DIÁRIO DE UMA GRÁVIDA

COMO ASSIM...ESTOU GRÁVIDA?


Os dias parecem não passar. O sono não quer me largar. ..


Meu amado marido passa por mim. O cheiro do perfume ou do sabonete dele parece dá um nó no meu estomago. De repente a tontura e o mal estar. Mas como havia exagerado no pratinho de vatapá com baião, fiquei em silêncio, pensando eu que era por causa dos benditos exageros.


No dia seguinte, um domingão preguiçoso, acordo ás 10h30 e após o almoço,umas 13h30, estou eu de novo, agarrada a minha cama gostosa, como uma bela adormecida. Desperto ás 15h30 refletindo sobre os meus dias. Os questionamentos começam:


-Por que estou dormindo tanto?


-Por que senti tontura e ânsia de vômito?


...


Levantei da minha caminha, decidida a fazer o teste de gravidez da caixinha. Como tinha um em casa, não demorei muito a obter o resultado. Como os médicos compartilharam comigo que provavelmente eu deveria fazer tratamento de hormônio pois minha taxa de fertilidade era muito baixa, tenho apenas uma pequena parte do meu ovário e uma trompa, não fiz o exame esperando os dois pauzinhos rosas, ou seja, positivo. Após os 5 minutos, na minha tranqüilidade, pego o papelzinho na mão e simplesmente não acredito no que os meus olhos vêem: os benditos dois pauzinhos na cor rosa. Fico olhando, observando calmamente e a ficha não cai. Fui então delicadamente acordar meu amado para colocar aquele resultado a prova. Então, mostrei o papelzinho para ele e com toda alegria ele pergunta: e são gêmeos? – eu falei que não. Insisti na pergunta: Você esta vendo duas risquinhas rosa? E ele me afirmava com todas as letras: SIM. Não acreditando, pedi que fossemos a farmácia e fizéssemos o teste de sangue. Após uma hora, ligo para a farmácia sem ansiedade, pois achava que não estava grávida. Mas como Deus sempre nos surpreende, a moça do outro do lado da linha me diz: Parabéns, deu positivo.- com a voz meio embargada e sem jeito eu a agradeço. Meu amado vem ao meu encontro e pergunto se ele esta pronto para ser papai, sem muitas expressões faciais, escuto um monossílabo: É?! Uma reação, quer dizer, reação nenhuma, e no fundo eu também não tinha o que fazer ou falar.


Convido o amado para comprarmos umas toalhinhas de bebê para distribuirmos aos familiares compartilhando a boa nova. Aos poucos íamos nos acostumando com a ideia.


Após a compra das toalhinhas, escrevi em cada uma com muito cuidado a seguinte frase: QUERIDA FAMILIA, EM BREVE ESTOU CHEGANDO.


Ainda nos acostumando com a situação, fomos a casa da minha mãe, lá encontramos a Jade e ela. Entregue a toalinha para a Jade e pedi para ela ler. Ela leu algumas vezes e depois de muitas leituras a ficha caiu. Minha mãe não cabia em si de tanta felicidade, a Jade até chorar chorou. Bom, depois disso, minha mãe espalhou para toda a família.


Não compartilhamos no mesmo dia como meus sogros pois queríamos entregar-lhes a toalhinha,mas como eu ia viajar, o Lânio ficou responsável por dar a noticia.


Em Juazeiro, a noticia gerou muitos risos e votos de saúde. Como queria saber como estava o bebê, marquei o médico. Eu e Socorro da Esplanada fomos juntas. Ao chegar na sala do médico,meu coração estava calmo, afinal, ainda não me sentia grávida. Bom, ao ver no monitor um pontinho preto ouço o médico dizer: Esse é o seu bebê. Daqui alguns dias você escutará o coraçãozinho bater. Você já esta com um pouco mais de 4 semanas. - fiquei feliz, sorri muito e a Socorro também.


A Socorro tratou logo de no dia seguinte me dar 2 mijões e um sapatinho. Foi muito bom receber esse carinho. E como a noticia espalhou,recebi muitas manifestações de carinho e cuidado.





19 de abril de 2010

A SERVIÇO DAS PESSOAS

Neste final de semana comemoramos o primeiro aninho de vida da minha sobrinha Karen. Uma festa linda. O Senhor abençoou e pudemos realizar um evento com alegria, emoção, e no meu coração, para a Sua glória.

Mas antes de qualquer evento, muita coisa tem para fazer. São tantas tarefinhas que precisamos do apoio de algumas pessoas. Para uma dessas tarefas, convidei o Casal Colares, amigos mais que irmãos, para nos ajudar. Com todo o coração eles vieram e fizeram o melhor. Eles deixaram suas atividades para atender ao meu pedido. Fiquei tão feliz quando os vi ali, se empenhando. Louvei a Deus e os agradeci muitoooooooooo.
Mas gostaria de voltar antes do evento propriamente dito. A tarde, quando estávamos organizando o evento, recebi duas amigas, Manu e Ve, da época da faculdade, que queriam me levar para almoçar para comemorarmos o niver da Ve. Falei para elas que não daria certo porque estava arrumando tudo, e elas, com alegria e de corações abertos, decidiram ficar e me ajudar para que pudéssemos ir almoçar juntas. Fizemos docinhos, organizamos os balões,ajeitamos as cadeiras, enfim,uma série de coisas. Saímos para almoçar umas 14h20. Meu coração alegrou-se tanto pois elas não tinham”nada a ver” com aquela situação, mas elas escolheram estar ali e nos servir pois tínhamos muito a fazer.
A Noite, tudo lindo! Apesar da correria e de tanto trabalho,valeu a pena. Após o evento, fiquei a pensar no comportamento das minhas amigas e do casal Colares,meus amores!hihihihi...eles foram ajudar por amor! Amor ao próximo. O casal, ficou até o fim, as meninas não puderam ficar, mas ajudaram muito. Ás vezes as pessoas que não tem vinculo sanguineo são as mais dispostas e acessíveis a ajudar, do que os de sangue. Creio que o serviço a próximo deve existir mesmo sem ligação alguma e até solicitações, pois aquele que tem prazer em servir,nem espera ser chamado,logo logo se oferece.
Hoje, entendo muito mais, porque a palavra de Deus diz: “QUÃO BOM E AGRADÁVEL QUE OS IRMÃOS VIVAM EM UNIÃO...SERVIRMOS UNS AOS OUTROS...” é tudo mais fácil de se resolver, é muito mais fácil caminharmos assim, em unidade, em serviço, em amor.


DESAFIO: CAMINHAR A SERVIÇO DAS PESSOAS

14 de abril de 2010

DEUS É MARAVILHOSO

Ultimamente estava preocupada com algumas questões familiar, ministerial e profissional. Perguntava a Deus como ia ser, como vou resolver isso ou aquilo. O que eu podia fazer,eu fazia. Pedia a Deus para me ajudar a olhar para o alto. Esmurrar o meu eu e deixá-Lo reinar. Sair da minha área de conforto e ir vivendo o propósito de Deus, o Seu chamado,o Seu ide.



Senti que Deus estava, e esta, fazendo uma grande obra, pois eu consegui, em vários momentos dizer: Senhor, é contigo. Eu não sei como vai ser,mas confio em Ti. – então, meu coração se acalmava e assim tentei, e tento caminhar. Foi quando recebi uma ligação de uma pessoa muito querida e especial para mim. Conversamos, e através dela, o Senhor me abriu as portas para uma determinada área. Na semana seguinte, meu esposo,mais uma vez, foi canal de benção para mim, conversou com uma pessoa, e que também, esta me abrindo as portas, aos poucos. Ontem, assisti, mais uma vez a ministração da Brum, e vi o quanto o Senhor me abriu os olhos para minha motivação, para a Sua vontade. Tem uma situação especifica que quer me inquietar,mas ai me coloco mais uma vez na vontade do Senhor e na Sua provisão. Hoje,acordei radiante. Agradecendo ao Senhor por Sua graça e provisão. E mais uma vez O ouço dizer: Eu te disse. É comigo! Aleluia, o Senhor é por mim, é por nós.


Te convido a deixar sua angústia, preocupação aos pés do Senhor. Ele é o Deus da provisão. A bíblia diz que NÃO devemos ficar ansiosos por COISA ALGUMA. Deixe cada dia com o seu próprio mal,mas o Senhor conosco esta. Não devemos ficar preocupados com o que beber ou comer pois Ele proverá. Lógico que não devemos ficar esperando deitado numa rede só dizendo que Deus proverá, é preciso fazer a nossa parte, ter fé,o possível porque o impossível é com Ele. Se por acaso você não pode se levantar, ore, clame, diga palavras de bênçãos, palavras que edificam, e o Senhor satisfará o desejo do Teu coração se assim Ele ver que é o melhor para você.


Quero registrar aqui o meu amor pelo Senhor com uma canção da Fernanda Brum:


Amo o Senhor


Meu Salvador


Anelo tê-lo bem junto a mim


Minha esperança é


Tua palavra que jamais


Desamparou


Aquele que busca tua face


E quer


Viver para ti


Pensar só em ti


Romper com as barreiras


Do mundo aqui


Voar com o Pai


Nas asas da fé


E ser revestido


De glória e poder


Amo o Senhor






DESAFIO:SER COMPLETAMENTE DO SENHOR E SÓ NELE ESPERAR

12 de abril de 2010

APRENDENDO

Na bíblia lemos a história da pescaria de Pedro. Pedro jogou a rede mas não pescou nada. O Senhor olhou para Ele e disse jogasse a rede mais uma vez. Após a ordem do Senhor, Pedro pescou muitos peixes e teve que pedir ajudar para puxar a rede para fora do mar.



Linkando com a nossa vida, quantas vezes caminhamos ,chegamos a algum lugar e nada de bom, inicialmente, ele nos oferece. Após algum tempo temos que retornar ao lugar que tanto nos machucou, tirou nosso sorriso. Chegamos e tomamos aquele susto, o lugar nos traz alegria, esperança. Quero parar aqui e compartilhar algumas coisas. O ciclo da vida é de chegadas e partidas, idas e vindas, despedidas e retornos. Entendo que para a formação do nosso caráter precisamos entender o que cada um desses momentos quer nos ensinar. No exemplo de Pedro, é visível sua insatisfação em relação aquele lugar. Ali ele teve frustração, “derrota” ,e depois, simplesmente foi caminhando e nada tomou para si. Assim somos nós, quando um lugar nos causa profunda dor, o melhor é dar passadas longas e nos distanciarmos dele, e nada para refletir. Continuando a história, o Mestre convida Pedro a retornar e novamente lançar a rede- voltamos ao local- mesmo com questionamentos, desesperanças, por obediência ou talvez por querer provar que ali nada de bom tem a oferecer, ele vai joga a rede ao mar. O que acontece? A rede esta cheia de peixes e ele precisa chamar pessoas para ajudá-lo pois não consegue puxá-la para fora do mar por conta do peso. O que aprendemos com o retorno? Muitas vezes para podermos prosseguir, precisamos voltar aquele lugar, precisamos rever nossos conceitos, nossa postura perante aos amigos e irmão. Cremos em DEUS, mas não temos a perfeita e genuína crença de que Ele pode mudar as coisas, tristezas em alegrias, maldição em bênçãos. Ele quer nos ensinar e precisamos estar dispostos a isso.


Uma outra coisa que me faz refletir aqui, é o compartilhar. Quando Pedro tenta retirar a rede do mar, ele chama as pessoas ao redor para ajudá-lo, isso quer dizer que devemos estar em unidade, compartilhar as frustrações, e as esperanças, e certezas. E indo um pouco para o material, até o pouco ou o muito que temos como alimentos,roupas, calçados, enfim,precisamos compartilhar com os demais. Lembro da história do rapaz que queria seguir a Jesus e o Senhor disse para ele vender tudo, dar aos necessitados e segui- LO. Saia justa, não?! Estamos tão apegados ao que temos que não nos dispomos a repartir.


Precisamos nos esvaziar das dores,dos lugares que nos marcaram tristemente, do apego ao material, da auto- suficiência. Se for preciso voltar atrás para que o Senhor nos mude e faça-nos sermos, um pouco mais, da Sua imagem e semelhança, então voltemos. Se é para compartilhar os mais profundos sentimentos e os maiores bens, vamos lá! Eis-nos aqui.


DESAFIO: DEIXAR DEUS NOS ENSINAR QUE PRECISAMOS AMAR, PERDOAR, TER ESPERANÇA, COMPARTILHAR.

8 de abril de 2010

PODE ME TRATAR COMO CRIANÇA

Tenho me dedicado muito ao estudo: gestantes e crianças. É fascinante como o nosso Deus fez e faz as coisas acontecerem. A mudança no corpo da mulher, as evoluções da criança, o comportamento cuidadoso de algumas pessoas quando se trata de grávidas e crianças. Fico maravilhada com cada descoberta que faço através de testemunhos, observações, leituras e um dia, em nome de Jesus, terei minhas próprias experiências como mãe.



Hoje mesmo estava conversando com a minha sobrinha de 9 anos sobre as mudanças no corpo; conversei também com meu sobrinho de 7 anos sobre os estudos e tive um tempo precioso com minha prima segunda de apenas 6 meses. Amo esse tempo com crianças pois me divirto e aprendo muito. Não posso esquecer da minha rotina com crianças na escola e na igreja, ah, e com os 14 sobrinhos e afilhados(hhihihihihhi...) e com as grávidas do SOS Grávidos. Analisando tudo isso parei e fiquei a pensar sobre o comportamento dos adultos com as crianças de braço. Quando sabemos que chegará um bebê na família, por mais indesejado ou concebido no momento não esperado, preparamos um ambiente caprichado, compramos as coisinhas para decorar, compramos roupinhas e mimos tudo para criar um ambiente agradável, até as famílias mais simples, fazem o possível para que isso aconteça. E ai, vem as brincadeirinhas, as declarações de amor, as caretinhas para fazê-la rir, as canções ao pé do ouvido, os beijinhos e cheirinhos...que lindo. Toda a atenção esta voltada para ela. O ambiente se alegra com a presença de uma criança. E se ela chora, todo mundo diz: ô que fofinho! Olha o bico!- e se cai todo mundo bate palmas que é para ela não se assustar. A comidinha é especial, muito cuidado na higiene. As roupinhas combinam. O cheirinho impecável,mesmo o cheiro lá do número 2 parece é o melhor perfume francês,sim, porque ainda tem que examinar para saber se esta com algum problema, e se deixa de fazer por algumas horas, a família ou quem estar por perto fica na torcida para que a criança faça logo; e quando ela faz, o suspiro de alívio é o som da vez.


A medida que vamos crescendo, parece que esse cuidado carinhoso vai diminuindo. Se a criança cai, ouvimos um belo: Levanta menino!- se chora: pára de choro! – e se for menino é pior porque se tem a cultura de que homem não chora. Se o intestino está preso é porque a criança só come besteira e por isso fica; se faz uma “arte”, diz que é para ir para o quarto, parar com isso e por ai vai.


Fico imaginando se todos nós tratássemos uns aos outros como tratamos um bebê de braço . Já imaginou que lindo! Que benção! Acho que é por isso que ouço muitas pessoas dizendo que querem ser bebês. O melhor para aquele serzinho miudinho, palmas para motivá-lo, canções para acalma-lo, abraços para fazê-lo se sentir seguro, “eu te amo” para declarar seu amor. Ah, sim! Podemos nos tratar como bebês(pode me tratar!).


Deus fala que dos pequeninos é o reino dos céus e que dá boca deles sai o mais perfeito louvor? Por que será que Ele falou isso? Vamos refletir.


DESAFIO: Tratarmos – nos como bebês.

7 de abril de 2010

EU ME ARREPENDO

Tenho lido alguns livros da bíblia que nos convidam ao arrependimento das nossas ações e voltar-se para o Senhor. E hoje,ao ler o blog do Ricardo Gondim, pessoinha que amo, senti ainda mais forte a dor do arrependimento que nos traz mágoas, também, por saber que as nossas escolhas há um tempo atrás não poderão mais ser mudadas. Confiram o texto:


Mágoas- Ricardo Gondim


Não guardo mágoas de nada do que já passei. No charco da vanglória, também ostentei vaidade. Na pretensiosa afirmação de saber tudo sobre Deus, também fui intolerante. No silêncio oportuno dos venais, também calei. Na empresa megalomaníaca que visava arrasar o mundo, também fui impetuoso. Na absurda incoerência de não saber eleger prioridades, também violentei pessoas.
Contudo, pesa em minha alma a dor do nunca mais. Nunca mais verei o meu pai no seu aniversário e eu deixei de visitá-lo para fazer companhia a pessoas que não eram amigas de verdade. Nunca mais poderei ler poesia com minha mãe; só depois que ela morreu, descobri sua verve poeta. Enquanto mamãe recitava Pessoa em algum sarau, eu participava de estudos sobre algum assunto que hoje desprezo. Nunca mais sentarei numa cadeira de balanço com a avó Maria Cristina; depois de ouvir-me pregar em fita K7, vovó queria conversar comigo e eu, ocupadíssimo faltava para atender colegas de ministério que depois me esfaquearam pelas costas. Tudo pode ser perdoado, mas o nunca mais do passado se cristalizou.
Desgostoso, também lamento não ter chorado os meus mortos como deveria. Pressões de estranhos, cobranças religiosas e vozes mas morrentas roubaram a atenção que deveria dar ao trágico e necessário momento de vivenciar a dor da morte. Ninguém deveria se interpor ao luto. No enterro de quem amei, fui obrigado a resolver conflitos, explicar-me, ouvir desaforos. Eu precisava de uma cela e vi-me na arena, carecia de silêncio e ofereceram-me tumulto.
Se algum fiapo de dor aparece em minha alma, ele se resume a inconformidades desse tipo.

Nossas escolhas devem ser pensadas para que não venhamos nos arrepender delas. Nossas escolhas interferem muito na vida do outro. Por causa de algumas pessoas que escolheram o mal e não a Deus, o Senhor não se compadeceu, e coisas avassaladoras aconteceram. Mas também tem o outro lado, por causa de algumas pessoas como Noé, Ló entre outros, que escolheram amar a DEUS e a Sua justiça, o Senhor teve misericórdia e os honrou, e vidas foram salvas. Um dos fatores importantes para a nossa vida é reconhecer nossos erros, pecados e nos arrepender. Quando escolhemos o mundo e não a família; quando escolhemos os “amigos” e não os “perdidos”; quando escolhemos os amáveis e não os inimigos...o que retornará para nós? A morte? A dor? A mágoa? O arrependimento por não ter vivido a vida da melhor maneira aos olhos de Deus.


Graças a Deus que Suas misericórdias se renovam e conseguimos entender quem somos, o que podemos fazer. É preciso uma auto-reflexão sempre. É preciso saber viver! Se arrepender e prosseguir. Amar. Apoiar. Escutar. Abraçar...


DESAFIO: Escolher o que é bom e agradável aos olhos de DEUS.

6 de abril de 2010

SOMOS SERES ESPIRITUAIS

Ontem assisti a entrevista do Felipão ex cantor do Forró Moral e apresentador do programa Forrobodo. Fiquei feliz quando vi que o mesmo busca agradar a Deus em todas as áreas da sua vida. Vejo isso também na vida de algumas pessoas que cantavam músicas de duplo sentido, ou se vestia de maneira a investir negativamente na santidade do outro, enfim...o que percebemos é a busca da felicidade. E essa não é encontrada no mundo mas em Deus.



Refletindo sobre essas mudanças, as expressões e palavras que as pessoas utilizam para informar que estão tentando ser exatamente o que Deus quer, vi que muitas vezes nos, me incluo nessa,  posicionamos e nos expressamos de maneira errada. Vamos ver:


-Quero cantar só para Deus


-Não quero mais fazer coisas para o mundo secular


-Não faço mais isso porque não é para Deus.


-Não quero mais viver para o mundo secular.


Entre outras...


A bíblia nos fala em Romanos que se vivemos, vivemos para o Senhor, se morremos, morremos para o Senhor; e em outras partes a bíblia relata: quer bebais, quer comais, fazei para a glória de Deus...tem mais: tudo o quanto fizerdes, fazei para a glória de Deus...faça para o outro como se fizesse para Deus. O que percebemos é que somos UM SER ESPIRITUAL em nossa totalidade e não UM SER ESPIRITUAL E SECULAR. Entendo que quando usamos essas expressões, queremos passar que não queremos mais viver as coisas que o mundo oferece. Mas é importante usarmos as palavras corretas até mesmo para que possamos fortificar a nossa fé e facilitar o entendimento das pessoas.


Lembro que fui a uma palestra do Paulo Angelim e ele explanou esse assunto lindamente. Somos um todo, e não metade. Somos a imagem e semelhança de DEUS, não se faz distinção de local; na igreja sou assim, no meu trabalho que não tem nenhum crente sou assim. Não existe isso! O que deve acontecer é um posicionamento como verdadeiros cristãos(imitadores de Cristo). Tudo o que fazemos é para Deus, é para Sua glória. Agora, se tem algo que fazemos e temos a certeza, porque a bíblia nos diz, que isso não faz parte do caráter de Cristo, ai sim, devemos voltar ao inicio de tudo, ver quem somos em Deus e ai nos santificarmos mais e mais. Ser santo é ser separado. Vivemos no mundo mas não pertencemos a ele, nossa cidadania é celestial. Posso cantar COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ, uma música de Roberto Carlos, para as pessoas, mas no meu intimo, no meu tom de voz e interpretação há algo diferente, é o próprio Deus, é para o meu Deus; posso trabalhar em um local não cristão e ali ser luz, fazer tudo para que o nome de Deus seja glorificado.


Devemos sempre manter vivo o nosso relacionamento com Deus, pois isso vai nos transformando de glória em glória,seremos cada vez mais um com o Espírito Santo, teremos discernimento do que agrada ou não a Deus, por exemplo: quando visto roupas decotadas ou curtas demais, é possível que eu venha interferir negativamente na vida de uma pessoa; é possível que ao cantar músicas com duplo sentido, eu estimule um jovem a fazer algo fora dos princípios de DEUS, entende?!


Só uma vida com Deus, com Sua palavra, traz-nos a certeza de quem somos e o que podemos fazer.


DESAFIO: Ser e fazer tudo para a glória de Deus

5 de abril de 2010

A PAZ DE DEUS

Ah, que maravilha! Feriadão gostoso com a familia. Logo no inicio o inimigo quis impedir nossa felicidade plena,mas o Senhor interviu em nosso favor e pudemos curtir a Páscoa em paz, glória a Deus.



Falando sobre os aprendizados, tenho aproveitado esses dias com imensa paz em meu coração. Voltar a cruz, voltar aos pés do Senhor, voltar a estudar a Sua palavra me acalma e me faz O adorar,ainda mais, pelo que É...não somente pelo que Ele faz em minha vida, mas pelo que Ele é. Como já compartilhei, tenho experimentado um lindo e maravilhoso mover de Deus em minha vida. Tenho experimentado da Sua graça, dos Seus ensinamentos e o vazio que antes tinha, foi eliminado com a doce e preciosa presença do meu querido Deus. É incrivel como Deus gosta de se relacionar conosco e quando nos disposmo a isso tudo em nossa vida vai sendo transformado de glória em glória. Aliás foi sobre o amor de DEUS e nosso relacionameno com Ele que compartilhei com o pessoal da escola, pois meu pai me pediu para levar uma palavra no almoço de páscoa, e fui pega de surpresa pois não tinha preparado nada, mas quando dependemos do Senhor,Ele nos faz caminhar em glória . A ministração foi abençoada. Sim, mas voltando, quando nos achegamos a DEUS, Ele se achega a nós com tanto amor, com tanto carinho e nos ajuda a prosseguir. Ele vai a nossa frente, guerreia por nós, é por nós, vai completar a obra....ufa...tantas e tantas bençãos o Senhor que nos fazer viver.


Lá em Romanos 5:1-11 aprendemos que a tribulação produz perseverança, a perseverança experiência, a experiência esperança, e a esperança não se confude pois o amor de Deus é derramado em nossos corações e a paz de Deus nos invade sobremaneira que só sabemos olhar para o Senhor e agradecer. Podemos ler vários versículos em que o Senhor nos garante essa linda paz, no próprio livro de Romanos 5:1, em oão 14:27, a paz que lança fora o medo....é possivel! Nós podemos caminhar em paz, na certeza do amor diário e continuo do amor de Deus. Ele nos amou primeiro.

30 de março de 2010

VOLTAR AO AMOR DE DEUS

Com a proximidade da páscoa, os ensaios da música A VITÓRIA NA CRUZ com as crianças da escola, com o cuidado extremo do SENHOR para comigo e meu esposo esses dias, tenho refletido, ainda mais, sobre esse AMOR tão lindo,imenso que chega a nos tirar as palavras da boca.


Em I° João 3.16 lemos que Deus amou o mundo de TAL maneira que deu Seu único filho para que todos aqueles que nEle crê, não pereça mas tenha a vida eterna. Essa pequena palavrinha “TAL” mostra que é um sentimento grandioso; Ele amou você, amou a mim, amou o mundo. Que tremendo! Ás vezes fico me perguntando como o Senhor nos ama tanto assim se somos tão falhos, tão pecadores, tão falíveis...graça...superabundante graça de DEUS PAI para com seus filhos. Onde havia e há tanto pecado,superabundou a graça e a cada dia ela e Suas misericórdias se renovam. É preciso viver esse amor e caminhar na certeza que não há nada que façamos ou deixemos de fazer que o Senhor deixará de nos amar ou nos ame mais; Ele nos ama de TAL maneira e ponto. Sem razão,sem por quês, Ele simplesmente nos ama. E todos os dias faz questão de nos mostrar esse amor, mas estamos tão ocupados com “nossas coisas” que esquecemos de ver Sua mão intervindo em nossa vida, livrando-nos do mal, oferecendo-nos a oportunidade de compartilhar esse amor divino.

Ás vezes deixo de ver a mão poderosa do Senhor por causa do ativismo e dinamismo da vida, mas quando isso acontece, sinto um profundo vazio, tristeza e até solidão. Ai, paro e vejo que estou esquecendo do principal O AMOR DO PAI. Tudo que tenho, que sou veio da Pai, é para Sua glória. É preciso dia-dia, voltarmos ao início de tudo, voltar ao amor lá do comecinho quando nos colocavamos a mercê do Pai em todo o tempo,tudo que íamos fazer parávamos e orávamos, olhávamos para o alvo e prosseguindo no caminho eterno, servíamos aos irmãos com alegria, a bíblia era nosso guia principal...o que nos impede de viver assim diariamente? A boa noticia é que temos o SENHOR todos os dias amando-nos com profunda alegria, graça e misericórdia. Não importa, para Deus não importa se caímos, esquecemos dEle, importa se queremos levantar segurando em Sua mão, e deixá-Lo caminhar conosco lado a lado, sendo um só com o Seu Espírito.

Te convido a voltar ao início de tudo, encontrar-se com o Pai, rever os seus conceitos e valores, e assim reconstruir, recomeçar. Regressar ao caminho, ver as primeiras obras e se arrepender do exílio da presença de Deus.


Voltemos ao primeiro amor, voltemos a Deus
DESAFIO: Voltar a Deus

16 de março de 2010

OPORTUNIDADES

Estou feliz pelas oportunidades que o SENHOR tem me dado para aprender mais sobre Sua palavra, sobre liderança, marketing. Ontem mesmo fui a uma palestra com Daniel Godri, eu, meu esposo e meu pai estávamos lá super felizes com as palavras dele. O melhor de tudo é que no final ele fala de Jesus lindamente. Uma ótima maneira de evangelizar, não?!e no sábado, dia 13 participei de um curso sobre liderança lá na igreja.



Esses dias parei para pensar sobre a IBC. Lembro-me de como foi difícil ir para lá, estar lá, desenvolver atividades com pessoas que nem conhecia, mas meu coração estava em paz pois sabia que a minha membresia nesta igreja era, e é, a vontade do SENHOR. As mensagens, a convivência com os irmãos, a oportunidade de aprender, de me capacitar para servir com excelência ao meu Deus, uau!! Como tem sido bom e proveitoso. Hoje digo com o coração feliz que amo minha igreja, amo meus pastores, amo os voluntários, os projetos...como o Senhor age naquele lugar, no coração daquelas pessoas. – Obrigada Jesus! Estamos vivendo a série FAMILIA, apesar de não assistir, acompanho pelos CDs.


Não posso deixar de falar do serviço no Rosa e no Lilás. Ai como é edificante. Vejo aquelas crianças, os rostinhos, a participação dos pais..que expressão de amor do Pai Celestial. Aliá, quantas oportunidades Deus nos dá para expressarmos Seu amor? Em todo o tempo, em todo momento. Deus é um Deus que marca a vida de quem tem um encontro com Sua pessoa. Quando nos encontramos com Deus, verdadeiramente, tudo muda. Imagine quantas pessoas poderiam ser impactadas se aproveitássemos cada segundinho para sermos a expressão viva da misericórdia, desse sentimento incondicional que é o amor de Deus. Ouço muito as pessoas falarem sobre a espera das oportunidades, mas é preciso lembrar que nós podemos criar as oportunidades para demonstrarmos e falar sobre esse amor divino que nos chama de filhos. Enquanto estamos no ponto de ônibus, quando encontramos alguém com dificuldades para atravessar a avenida, na loja enquanto estamos experimentando uma roupa, enfim, é possível criar as oportunidades.


Quem verdadeiramente teve esse encontro com o SENHOR, não se contenta, quer sair espalhando, compartilhando com todos esse amor que nos transforma. Se não temos essa vontade, precisamos rever nossas atitudes, nosso coração,nossa motivação.






DESAFIO: Aproveitar e criar oportunidades para compartilhar o amor do Pai Celestial

13 de março de 2010

PARA SEMPRE CRIANÇA

Esses dias fui na casa da mamãe e senti algo muito especial e forte. Ao sair do banho, como não tinha roupa minha lá, não que eu soubesse, pedi a mamãe um vestido dela. Quando abri o guarda- roupa, lá estava uma foto minha e umas roupas que eU deixará lá para doar,e ela com todo amor e imagino eu,saudade, ela guardou.



Ao ver tudo aquilo,beije-a e disse: a senhora me ama! Eu também te amo! Acho que desde que nasci tento demonstrar meu amor aos meus pais, mas creio que nunca será suficiente pois eles sempre me amaram e me amam exatamente do jeito que eu sou.


Lembrei-me então de quando jovem, ás vezes ficava chateada com ela, ás vezes sorria demais e ela não me levava a sério, ela chorava comigo,preparava surpresas,eu também aprontava umas para ela kkkk...ela ornamentava minhas roupas, me acalentava...uaua...como o Senhor foi bom em ter me dado uma mãe,um pai tão dedicados. Quando criança e jovem, mesmo eu sendo tão preocupada, observadora,dinâmica, eles se preocupavam por mim, eles eram os meus olhos além, eles me inspiravam a fazer sempre mais e crer que eu podia muito mais do que eu imaginava. Eles eram a minha dor,maior do que a minha própria, entende?! Eles eram a minha segurança, minha proteção.


Hoje, já casada e sem morar na mesma casa, vejo, ainda mais, o quanto mamãe é única, o quanto ela é especial;o quanto papai é digno, exemplo. Não tenho palavras para defini-los,sei que em todo o tempo eles cuidaram e cuidam de mim. Mesmo com um marido tão especial, meus pais são únicos pois eles sabem exatamente quem eu sou e sentem detalhadamente, o que eu sinto. Ainda me sinto criança e para sempre nos braços deles quero estar. Ás vezes escuto as pessoas falarem que pareço uma menina pelo meu jeito, e realmente, para os meus pais sou criança, não importa minha condição, a evolução do meu corpo, eu, para sempre serei suas criança. Eles me cercam com amor, proteção, exortação, admoestação, eles são por mim.


Mesmo que meu pai reclame ás vezes porque quando chego lá na casa deles vou direto para o quarto deles e me deito. Sinto o cheiro deles e isso me traz conforto,paz, segurança e a certeza de que para sempre serei deles. Graças a Deus tenho a oportunidade de vê-los quase que todos os dias, tenho a graça de tê-los como meus pais amorosos. Sei que muitos não tem o que eu tenho, mas mesmo assim, quero deixar uma palavra de coragem: perdoem, amem, sejam misericordiosos com seus pais; podem ser os pais mais difíceis e até mesmo não tão exemplar, mas devemos vê-los com olhar de carinho, assim como nós, eles estão construindo suas histórias, assim como nós eles também são falíveis, mas eles são nossos pais. Mesmo o que nos abandonaram, eles são pais, então: perdoe! Tente viver e amá-los.


No ano novo, preparei um vídeo para os meus pais ao som de músicas lindas, e aqui quero compartilhar essas composições.






QUERO RETRIBUIR


Ana Paula Valadão


Mãe, como retribuir


Um amor tão grande assim


Que não mede esforços


Mãe, cada dia que passa eu vejo


Em sua vida um modelo


De dedicação sem fim


Na sua entrega eu recebi


Na sua renúncia eu construi


Na sua proteção eu me arrisquei


Brinquei, sonhei, fui criança


E agora, mamãe, quero retribuir


Mamãe, eu não teria chegado aqui


Mamãe, sem o seu amor por mim


Perdão pelas vezes em que não reconheci


Mamãe, quero retribuir


UM PURO CORAÇÃO


Ana Paula Valadão


Pai, você me ensinou a amar a Deus


Pai, você me ensinou a amar o que Ele ama


E a não ter nenhuma outra ambição na vida


A não ser cumprir a vocação que Ele nos entregou


De sermos servos


De sermos santos


Des sermos simples


Sempre verazes


De sermos mansos


Perdoadores


De sermos livres


Sempre valentes


Com um puro coração


Com um puro coração









9 de março de 2010

RESUMÃO

Nos dias 4 e 5 tive o prazer de apresentar e cantar no II Barah, um evento realizado pelo VID´Art, que tem como objetivo ajudar na capacitação dos artistas cristãos. Foi um evento tremendo. Não tivemos a participação de muitas pessoas mas Deus se moveu de maneira linda e especial.



Já no dia 6, participei do encontro da liderança lá na igreja e foi maravilhoso. Ouvi Deus falar ao meu coração em relação a minha contribuição na família, pois estamos iniciando a séria FAMÍLIA. Tivemos um momento de oração que aqueceu o meu coração, pela primeira vez ouvi meu esposo orando por nossos filhos que hão de vir. Fiquei comovida e feliz por ouvir o tom da sua voz, um verdadeiro clamor. Após esse momento fui assistir a uma ministração especifica para crianças. Sai de lá ainda mais com o coração fortalecido na vontade de DEUS para a família. Como não podia ser, após a ministração, fomos jantar com nossos lideres do pg e um casal amigo. Ah, como foi bom! Amo estar com eles e me sentir parte da vida deles assim como eles fazem da minha. Do restaurante fomos a casa do nosso pastor que esta passando por grandes dificuldades, não podia dar outra pois o retiro espiritual é esta semana e ali há muita salvação, e uma coisa que o inimigo não quer é que sejamos livres em Deus.


No domingo...uau! fomos para o parque Adahil Barreto para um pique-nique com o pessoal do pg. Ali oramos, choramos, rimos, aprendemos mais da palavra de Deus, comemos bastante...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....foi muito bom para a glória de Deus. Ainda no domingo, passei por um triste momento no gf , mas me acalmei ao conversar com o Lânio e ouvi-lo. Foi ai que,mais uma vez, sobreveio-me uma reflexão sobre a minha postura como pessoa. Acho-me muito animada, ás vezes relax em relação aos problemas, tento ver os pontos positivos em tudo e por isso acho que por muitas vezes não sou bem recebida ou entendida.


Tenho lido e assistido, muito, a pessoas eloqüentes na palavra, visão além do horizonte, vocabulário vasto, intelectuais, ótimos gestores e me pego pensando: Eu deveria ser assim! Mais centrada, mais contida. De um tempo para cá esses pensamentos tem me incomodado, por mais que eu saiba que sou única aos olhos do Pai, acho que eu poderia Lhe oferecer mais, e também ao meu próximo. No vem e vai desses pensamentos e sentimentos decidi: VOU ME ACEITAR DO JEITO QUE DEUS ME FEZ. VOU VIVER E SER PARA DEUS E O MEU PRÓXIMO O MEU MELHOR. Pronto! Vou ser o meu melhor. O Senhor me honrará.






Desafio: Eu me aceito. Decido ser o meu melhor para Deus e o meu próximo

8 de março de 2010

VOCÊ IRÁ ME NEGAR!

Relembrando a história de Pedro quando o Senhor falou que antes que o galo cantasse três vezes ele O negaria, visualizo de maneira real e intensa, o comportamento do discípulo pescador. Tenho certeza que essas palavras não foram agradáveis aos seus ouvidos. Essas palavras não soam muito bem. Mas se eu me encontrasse com Cristo, e Ele olhasse para mim, calmamente e dissesse: Filha, tu me negarás. “Bufo” na minha testa! Pensando nisso, questiono-me como filha e serva de Deus.



- O que tenho feito para que o Senhor me reconheça?


- Como estou me comportando?


“ Somos todos pecadores e destituídos fomos da glória de Deus”. Somos frágeis a erros, mas precisamos nos posicionar como pessoas que a bíblia diz que somos ao entender que precisamos nos arrepender de nossos pecados que são vermelhos como sangue e que só Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se não por Ele, que Ele é o nosso Único e Suficiente Salvador; então, começamos a caminhar na certeza que podemos ser exatamente o que o Senhor quer que sejamos. Nossos pecados são esquecidos, totalmente; nosso nome está gravado no livro da vida, temos livre acesso ao Pai, o Espírito Santo habita em nós, em Cristo somos novas criaturas e muito mais que vencedores. Assim foi com Pedro, que mesmo “pisando” tantas vezes na bola, assim como nós, ele foi pescador de homens, o que ele ligava na terra era ligado no céu, e também o que era desligado


Esqueçamos nossos pecados e falhas. Caminhemos “em” e “para” a santidade. Sejamos UM com o Espírito Santo. Vamos construir uma história de glória em glória, e não de pecado em pecado para que assim possamos estar diante do DEUS VIVO, e de Sua própria boca ouvirmos, de maneira intima e pessoal: - Este é o meu filho em quem me comprazo.






Desafio: Esquecer as coisas velhas e fazer tudo novo, em nome de Jesus.

26 de fevereiro de 2010

COMO QUERO ME ENCONTRAR COM JESUS?

O workshop sobre Escatologia, realmente tem me balançado. Tantas perguntas, tantas confirmações, tantas surpresas. Deus é maravilhoso. Como postei anteriormente, saber que em tudo existe um porque,que Deus é organizado, que a bíblia tem uma sequencia, que muitas coisas nos trazem dúvidas porque não estudamos a bíblia...uaua!!



Continuando com alguns pontos que tem me feito refletir...


O evangelho do Reino é o arrependimento, e então, podemos reconhecer o senhorio do Pai(salvação), e caminhar com o objetivo de ser como Ele: obedecer ao Pai, fazer discípulos, amar, entre outras maravilhas que podemos fazer em nome do Pai. Ás vezes nos achamos incapazes de caminhar como o Senhor, mas quando temos um coração voltado para o Seu reino e a Sua justiça, as demais coisas nos serão acrescentadas.


Então, será que nós estamos caminhando como Jesus? Como eu estou para me encontrar com Jesus? Como quero me encontrar com o Senhor? Muitos irão pensar na roupa ou na tamanho do cabelo para se encontrar com o Senhor, mas o que realmente o Senhor irá ver, é o nosso coração. Será que o meu coração vai estar no Senhor? A bíblia fala que onde está o seu tesouro,ali também está o seu coração.


Será que estarei com o coração puro?


Será que terei a paz que o Senhor nos dá?


Será que estarei certo de que, em nome de Jesus, fui um instrumento para que muitos fossem a Cristo?


É preciso fazer a auto-analise. Assim, não sei quando Cristo vai voltar, mas quero estar certa de que deixei o Seu Espírito agir em mim e fui a pessoa que o Senhor sonhou. Se antes de Sua vinda, eu partir, quero poder estar com os anjos exaltando Seu nome,  cantando: SANTO, SANTO, SANTO...

25 de fevereiro de 2010

EM TUDO EXISTE UM PORQUE

Eu e meu esposo estamos participando de um workshop sobre Escatologia. Uau...que tremendo. Ontem foi o primeiro dia e estou ansiando para mais tarde e darmos procedimento.



O palestrante é muito bom, explica com detalhes. Confesso que tem coisas que preciso pensar um pouco mais para internalizar, mas o que mais me chamou atenção foi o fato de saber que a bíblia diz tudo e tudo o que acontece existe um porque. Nada é por acaso e para tudo se tem uma explicação. É bom saber e viver, mais, a soberania, a onipotência do Senhor. Como Ele pensa em tudo? Uaus...esse é o meu Deus!


Sai do local com o meu esposo compartilhando o seguinte:” Quanto mais estudo, mais vejo que não sei de nada.” Porque a bíblia é um livro fantástico, tem tantas coisas para estudarmos e aprendermos. Em toda a história, vemos a conexão. É interessante ver também que Deus é organizado; a sequencia dos acontecimentos, as visões, os fatos tudo tem sua ordem e seu porque. Estou utilizando por várias vezes a palavra “muito” porque de fato, são tantos ensinamentos, são tantas palavras que o Senhor quer que escutemos que me vejo pequena diante de tanta grandeza.


Mesmo me sentindo pequenina, quero aprender, e assim vou caminhando. Sei que não conseguirei saber de tudo, mas o importante é que quero aprender e ser como Jesus.


DESAFIO: Vamos estudar a bíblia?

22 de fevereiro de 2010

LÍNGUA: pequena e com tão GRANDE efeito

Na última sexta-feira, recebemos em nossa casa, pessoas muito especiais. Eu queria deixar tudo arrumadoo para recebê-los com carinho. Pr. Alcimou e Ana(nossos pastores), Kátia e Cesar(nossos lideres), Andressa e Giovana(filhas dos nossos lideres) e Irmã Josefa(direto de Recife). Foi uma alegria só quando eles chegaram..


Rimos e refletimos muito sobre as histórias e experiências que todos ali compartilhavam. Tudo o que aconteceu ali me fez refletir em relação a  minha postura como cristã. Pensei algo que é obvio mas não paramos para dar a devida atenção. Assim, por que será que temos 2 ouvidos e apenas uma boca? Se você respondeu que é para ouvirmos mais e falar pouco,é isso mesmo. A bíblia fala em muitas passagens sobre a “lingua”, o cuidado que temos que ter com essa parte do corpo que é tão pequena porém perigosa. Tantas vezes nos pegamos falando palavras que em nada edificam os outros e até nós mesmos. O que nos faz pensar que somos melhores, que as nossas ideias são as melhores, que podemos apontar a vida do outro...o que nos faz pensar?

Bom, o que aprendi, e tenho aprendido, é que nada me faz ser melhor do que o outro,que é preciso respeitar a postura e a opinião de quem quer que seja;  o que posso fazer é passar o que tenho em mente e no coração,mas sem magoar  ou diminuir alguém. Precisamos nos calar e deixar o próprio Deus falar. Minha oração é que o Senhor possa calar a minha voz, e Ele mesmo falar por mim e através de mim.

Que possamos nos calar e ouvir mais.

18 de fevereiro de 2010

RUTE, UMA MULHER VALOROSA

Sempre achei a história de Rute, muito , muito linda. Ver aquela mulher tão amável com sua sogra,tão obediente, uau! Que lindo! Mais uma vez li esse livro e decidi compartilhar o que está em meu coração.



Mesmo Rute tendo sua família de sangue,ao perder seu esposo, não retornou a sua terra natal onde ali poderia ser protegida, se sentir mais segura e tentar construir uma nova família. Mas não. Ela decidiu ficar com sua sogra, uma mulher sábia e que não tinha mais ninguém na vida. Rute com todo amor, ficou, abriu seu coração dizendo a sua sogra que para onde ela for, ela irá acompanhá-la, que o Deus dela, seria a partir de agora o seu Deus também, pois a família de Rute acreditava em vários deuses. Rute em todo o tempo se empenhou em buscar mantimento para que pudessem sobreviver, dedicou-se para manter uma relação de confiança entre elas, pois eram somente as duas.


Então, pontuando:


- Rute: uma mulher que AMOU e escolheu continuar amando sua sogra. Ela poderia ter partido mas decidiu cuidar, protege-la


- Rute: uma mulher COMPROMETIDA com a aliança familiar. Mesmo depois de su esposo ter falecido, continuou a aliança com sua sogra;


- Rute: uma mulher que CONFIAVA em sua sogra. Pois mesmo sendo criada, durante anos, na crença a vários deuses, confiou no Deus de Noemi, sua sogra, e passou a servir esse mesmo Deus.


Uma outra coisa, é a OBEDIÊNCIA de Rute. Sabendo Rute de Boaz, que era um parente de seu falecido sogro e senhor de muitos bens, pediu a Noemi que fosse ao campo pegar algumas espigas. E Noemi permitiu. Rute passou a fazer tudo o quanto sua sogra lhe dizia. Rute,uma mulher OBEDIENTE.


Em meio a nossa cultura e aos pensamentos “estranhos” de que sogra é uma pedra no caminho, muitas pessoas se deixam levar por esse sentimento e esquecem de valorizar e honrar suas sogras. Falo isso não só em relação as mulheres mas também aos homens. Precisamos honra-la não só pelo fato de que ela agora, faz parte de sua família, mas por ser um ser humano, que assim como você passou e ainda passa por muitas situações, que assim como eu e você, também está em evolução. Que possamos refletir em relação ao nosso comportamento para com essas pessoas especiais: as sogras